Como ter FOCO incansavelmente!

Você não pode confiar em seus olhos quando sua imaginação está fora de foco.

Para ter foco, antes de qualquer coisa, esqueça todas aqueles blá blá blás das tais 7 maneiras para ter foco… 5 formas de conquistar o seu foco… e leia atentamente esse post. Eu sei muito bem o que é essa realidade: meus olhos são dispostos de astigmatismo, miopia, hipermetropia, ceratocone e um princípio de glaucoma! Aí você já para e pergunta:

 – Braga, como você pode ter miopia e hipermetropia ao mesmo tempo?
E eu te respondo:
– É um no olho e outro no outro, crê? kkkk

Mas o que importa é exatamente a mente! Muitos me perguntam como consigo fazer algumas tarefas sem óculos. Eu sempre brinco que quando estou jogando sinuca, por exemplo, eu vejo três bolas e miro na do meio, mas a verdade ainda está um pouco além disso.

Foco depende do seu cérebro

Quem já fez aqueles desenhos animados nas margens dos livros sabem o que eu estou dizendo. Nossos olhos completam as lacunas de informações que não temos ou simplesmente não há tempo hábil para absorver. Assim como a imagem do GIF ao lado. São diversos desenhos em sequência dando a ideia de movimento.

Eu explico. Nossos olhos funcionam como uma câmera, registram as imagens quadro a quadro e é o cérebro que interpreta o que você está vendo de acordo com a concepção pré-estabelecida de mundo que você já tem. A sensação de movimento é criada pela nossa massa cinzenta. Esse texto da Julia Layton entra um pouco mais em termos técnicos dessa explicação que não é nosso FOCO aqui. 😉

Os sentidos não são tão sentidos assim

Devemos ficar atento a algo aqui: não somos seres excepcionalmente visuais, afinal a audição e a cinestesia – compreendendo o olfato e o paladar – são nossas companheiras do dia a dia. Sabendo que nosso cérebro completa cenários na nossa visão, podemos começar a perceber que ele faz isso nos outros sentidos também.

Escutamos vozes com frequência, não é mesmo? – Me refiro aos nossos diálogos interiores nada de esquizofrenia aqui, ok? – Elas se calam quando estamos em um diálogo com uma pessoa? Muitas vezes não. Por diversas vezes o que essas vozes fazem é dar um sentido para o que essa pessoa está dizendo. Não é raro distorcermos o que a outra pessoa disse.

Na cinestesia não é diferente, nosso cérebro completa as sensações já conhecidas. Não fosse assim, testes cegos não seriam tão engraçados. A simples alteração da cor do suco poderia fazer alterar o sabor?

Assista esse vídeo abaixo sobre a mistura de todos nossos sentidos, onde o nosso primeiro teste de foco está em jogo. Será que você assistirá somente ao vídeo proposto e voltará para sua leitura ou vai se perder em outros diversos vídeos que há te seduzindo por lá? Vamos descobrir em 3… 2… 1…

sucos

Ahhh parabéns!! Fiquei orgulhoso por ter voltado! É aqui que eu gostaria de chegar. Entender esse padrão cerebral é a coisa mais importante para você que quer ter foco! Queridos leitores, se você quer mesmo desenvolver essa capacidade que é uma das chaves de sucesso, saiba que foco não significa dizer SIM para algo que você deseja executar, na verdade foco é dizer NÃO para todas as vozes interiores, sensações diferentes e visões que temos que nos afastam do nosso objetivo! Perceba que os estímulos externos fazem é somente incentivar os seus desejos internos, anseios e as mais profundas vontades de mudar.

Aquelas dicas que eu recomendei lá em cima para ignorar, agora sim fazem sentido. Elas sozinhas seriam paliativas, apenas uma muleta para ter foco. Não adianta você esvaziar todo seu ambiente de trabalho, tirar tudo da mesa se seu cérebro continua criando objetos! O mais importante foi você dizer não aos outros vídeos da página e simplesmente voltar seu navegador para o Incansavelmente.

O subtítulo desse texto faz mais sentido agora? O resultado é o mesmo efeito que acontece nesse teste:

Foco é isso! Então mesmo que você tenha conseguido ver o urso, se fizermos uma metáfora da vida, para manter o foco você teria que rapidamente dizer não ao animal dançarino e zoador e continuar contando os passes da equipe de branco. Da próxima vez que for se exercitar, estudar, trabalhar, se relacionar com alguém, fechar suas contabilidades ou até mesmo se divertir… experimente se jogar de verdade e diga não ao que te impede de fazer aquilo! Vicia! Ainda sim acha difícil ter foco? Se quiser realmente ficar fera nisso, não há ferramenta melhor do que a Programação Neurolinguística.

O que você acha desse insight sobre foco! Foco é isso pra você? Comente!

Um grande abraço de sucesso! Nos vemos por aí!

Assinatura