Como saber se eu tenho saúde?

Aquele que não tem tempo pra cuidar da saúde vai ter que arrumar tempo pra cuidar da doença

Esse tapa na cara que muita gente toma ao ler essa frase é um ditado famoso que a galera do universo fit gosta muito de usar quando conversam sobre saúde. Mas será que todos que frequentam academia e fazem dietas são realmente saudáveis?

Se eu te perguntar se você é uma pessoa saudável, provavelmente irá justificar sua resposta. Seja ela positiva ou não, é ouvir elementos no argumento como a prática de exercícios físicos regularmente; a quantidade de açúcares e gorduras ingeridos diariamente; e a busca por dormir bem ou coisas do tipo.

Caso você me diga que nesses critérios acima você esteja indo bem, realmente vou considerar um excelente começo. Parabéns para você! clapsclapsclaps

Mas sabe o que realmente poderia indicar se você é uma pessoa saudável?

saúde física

As várias saúdes!

Quem já fez o processo de Coaching Incansavelmente® já pode estar desconfiando onde eu quero chegar: as saúdes!

– Mas como assim Rogério Braga? Saúde é saúde! Ou você tem ou você não tem! Por que você utilizou a palavra saúde no plural?

Explico. Você vai ao médico para pedir uma bateria de exames: colesterol, triglicerídeos, pressão. Os motivos os quais o médico tais exames é exatamente ter indicadores e, assim, concluir se você é uma pessoa saudável. No entanto, esses são apenas alguns indicadores. Indicadores são ótimas ferramentas para medir apenas uma saúde, a do seu corpo.

Só que posso provocar outra perspectiva de visão perguntando: como anda sua saúde financeira?

Quais indicadores que você utiliza para saber isso? Você coçou a cabeça nesse momento? Deu um sorriso? Qual foi a sua reação? Diga lá nos comentários depois de terminar de ler. Talvez você nem conheça qualquer indicador de saúde financeira e nem saiba por onde começar, ou talvez anote até o chiclete que você compra e sabe muito bem de onde vem e pra onde vai seu dinheiro.

Outra pergunta: como está sua saúde social?

Pense na situação: seus exames de sangue estão em dia, a grana está no bolso, mas anda trancafiado dentro de casa até aos finais de semana por causa do trabalho que anda te consumindo por inteiro. Não tem energias para sair e curtir seus amigos? Às vezes você é daqueles que sai de segunda a segunda sem dinheiro no bolso e se afogando em dívidas e nem aí pra nada, dizendo que não se pode ter certeza de que o mundo durará mais do que as próximas 24 horas.

várias saúdes

Desenvolva suas saúdes

Tem de tudo! Há um colorido imenso de saúdes. Saúde emocional, saúde física, relacionamentos íntimos, relacionamentos familiares, saúde profissional, espiritual (que pode estar totalmente desvinculada de religião). São diversas saúdes que podemos focar e cada uma tem seus indicadores específicos. Provavelmente se você encontrar alguém que diz que está 100% saudável, vou dizer para você desconfiar, pois ela não está muito bem da cabeça.

Quem já passou pelo processo de Coaching Incansavelmente® foi convidado a refletir de uma maneira diferente em suas diversas saúdes. Inclusive saúdes que eu não tenha citado. Há uma correlação imbricada entre as saúdes. Devemos ficar muito atentos a isso. É aqui que muita gente perde a linha.

A pessoa se foca totalmente na saúde física e, sem querer, deixa de perceber que a saúde emocional não está lá muito legal – é o caso de quem desenvolve ortorexia ou vigorexia. No fim das contas até a saúde física, que vinha bem, começa a dar sinais de doença. Você pode ser alguém que coloca muita atenção na saúde financeira e esquece da sua saúde familiar, com a desculpa de que você trabalha pra dar o melhor que ela merece. Uma desculpa muito válida em uma análise superficial, mas não preciso nem citar possíveis consequências dessa atitude.

Equilíbrio para desenvolvimento contínuo

É preciso ter atenção a esse equilíbrio das saúdes. Desenvolver esse aspecto é desenvolver uma habilidade pessoal. Quem fica muito tempo sem andar de bicicleta, pode até não esquecer, como diz o dito popular, mas não pedala com todo potencial que poderia se mantivesse o hábito. Portanto, é interessante praticarmos a atenção em nossas saúdes.

Sendo assim, como está a saúde do seu desenvolvimento pessoal? Você tem alguma saúde que poderia treinar e ir além? Gostaria de ter uma ajuda profissional para alavancar sua vida pessoal e/ou profissional? Se você é uma pessoa que está buscando algo, que deseja crescer como pessoa, te convido a clicar aqui para saber um pouco mais sobre o Coaching Incansavelmente® ou diretamente aqui para agendar uma sessão. Aproveite a oportunidade desse bate-papo, pois é gratuito! 😉

“Você precisa de um coach, todo mundo precisa de um coach.”
Eric Schmidt, CEO da Google

Vem comigo que no caminho eu te explico!

Assinatura Saúde