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Sono: 5 coisas que você deveria saber

Há mais sabedoria em dormir bem do que em levantar sem dívidas por dormir sem jantar como dizem textos judaicos.

Olá, tirando a piadinha do subtítulo, hoje o assunto é mais sério do que as linhas desse post. O sono, como é do saber comum, é extremamente importante para a recuperação da saúde, principalmente em situação de doença, enquanto a sua privação pode afetar a regeneração celular assim como a total recuperação da função imunitária.

Talvez você pense: ahhh não é tão assim… vou pra balada quase todo dia, não durmo quase nada e consigo trabalhar tranquilamente no outro dia!

Vamos lá! Ainda que você seja bastante jovem – sim, você consegue fazer isso! Quem já passou pela fase sabe que é possível – você percebe nitidamente que uma certa sobrecarga fica à tona. De qualquer maneira, a escolha é sua e saiba que a responsabilidade das consequências também. Agora, é certo que aquilo que você escutou desde criança pode não ser uma verdade tão absoluta assim. Vamos lá?

sono

1. O sono é pessoal e cada um é cada um na hora da quantidade

Esqueça o lance de que todo mundo precisa de 8 horas por noite. O sono tem 5 fases e ocorre em ciclos de 90 minutos, o que dá 7 horas e 30 minutos de sono. Se você quiser testar o que eu estou falando, pode começar a reparar que se você interromper uma fase na metade você vai se sentir muito cansado e ter uma dificuldade muito grande para acordar. É muito curioso, no entanto algumas pessoas podem precisar de apenas 4 ciclos e outras 6 ciclos! Há ainda hacks mentais – que são reconfigurações de mindsets – que prometem fazer você se sentir bem e saudável com até 2 horas de sono por dia. Você acredita nisso?

2. Na boa? Desliga o celular ou…

Ficar no Facebook ou Whatsapp antes de dormir, como diz meu tio Wagner, é geladeira! Fria total! Cilada… A frequência da luminosidade dos aparelhos prejudica a liberação de melatonina, que é o hormônio que faz a gente ter vontade de dormir, ou seja, é por isso que você fica se revirando na cama até a vontade chegar e te pegar.
– Rogério Braga eu amo dar uma olhada nas minhas redes sociais antes de dormir, não tem solução?
É aqui que vem o OU! No Android você pode instalar os seguintes aplicativos: F.lux ou Twilight. Os apps simulam a luminosidade acompanhando o sol, quando vai anoitecendo a tela vai ficando amarelada e/ou avermelhada e seus hormônios tendem a normalidade. No caso dos aparelhos da Apple deu uma polêmica porque segundo a F.Lux a Apple copiou a tecnologia direto no iOS. Seja lá o que esse povo esteja discutindo, pra você está resolvido! 😉

3. Te deixa uma pessoa feia!

Não dormir direito te deixa com aparência dos seres que rondam as ruas vazias de Walking Dead. A falta de sono reduz a produção de GH (sigla em inglês de hormônio do crescimento) que reduz os processos de regeneração celular nos adultos. Se você não está afim de ter envelhecimento precoce, um cabelo esquisito e um sistema imunológico de uma pessoa de 100 anos (embora haja idosos causando inveja por aí), siga um conselho: durma os ciclos que seu corpo necessita, ok? Além de tudo alivia dores! É na fase REM (sigla também em inglês para movimento rápido dos olhos) que o cérebro dá um jeito em relação a nossas memórias mais dolorosas! Pode crer?

4. Tirar o atraso é uma ilusão

Tadinho de você se acha que pode dormir quatro horas todo dia e, vamos lá: já que eu preciso dormir 7 horas e meia por dia, e para produzir mais durante a semana eu dormir 4, são 3 horas e meia a menos, vezes 5 dão umas 17 horas, noves fora dividido pro sábado e domingo… Wooow! Vou dormir o fim de semana inteiro que tá de boas! Vou poder ter o descanso que o guerreiro merece!!!
Desculpe, pessoa TOP que você é, você pode até aliviar o cansaço e o estresse, mas os danos que a falta de sono causa durante a semana ficam!

soneca do guerreiro

5.  Morte?!

Além da morte dos neurônios, pesquisas com ratos sugerem que se você não dormir de jeito nenhum dentro de alguns dias a morte é uma certeza. Embora os estudos do psicoterapeuta John Schlapobersky, consultor da Fundação Médica para Vítimas de Tortura que junto com um grupo privaram-se do sono por vários dias, trouxeram experiências perturbadoras de alucinações. Embora a experiência que havia sido feita há 35 antes da matéria da BBC (em inglês) em 2004, Schlapobersky conta que lembra de detalhes do experimento. Após alguns dias sem dormir , visões surgiram como surtos psicóticos e depois os participantes começaram a ter sonhos mesmo enquanto acordados. Depois da semana de tortura, todos perderam a noção do tempo e espaço. Janelas se tornavam visões do mar, pessoas falavam em se tornar pessoas do passado, a maior loucura! Mesmo sem haver conclusões consistentes, dá pra se ter ideia de que realmente se a privação de sono não te matar, vai matar pelo menos a sua esperança de ser uma pessoa bem sucedida a não ser que seja um maluco pesquisador!

Dormir é uma delícia, importante e te deixa mais potente. Você acredita mesmo que se privar do sono para trabalhar mais vai te trazer resultados? Nessa hora eu só consigo lembrar daquela máxima: Nenhum CNPJ vale um AVC. Lembre-se! Nosso intuito é a mudança de comportamento e não como chamamos de masturbação mental. Vamos refletir e cultivar hábitos saudáveis?

Além disso, mesmo que os jornais de grande circulação não façam alardes sobre o assunto, o sono é caso de saúde pública, e aqui fica um alerta: segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, já em 2012 o consumo de calmantes tarja preta representavam 20 milhões de caixa por ano! Se você tem utilizado algum medicamento para dormir, ou conhece alguém nesse quadro eu te convido a conhecer a Programação Neurolinguística (PNL), onde utilizando técnicas mentais você pode se livrar dessa dependência, além de muito mais! Confira a agenda de nossos eventos e fique ligado! Durma só depois! rs

Agenda

Caso não tenha evento programado na sua cidade, faça o pré-cadastro e garanta sua vaga!

Mas e aí… Qual é a sua experiência com o sono? Tem sonhos lúcidos? Dorme muito ou pouco? Já experimentou algumas das técnicas de hackeamento do sono? Conte pra gente nos comentários!

Se cuide! Você faz falta!

Um enorme abraço!

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Neurociência: Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, leia esse artigo sobre O Efeito da Privação de Sono na Função Cardíaca e Tolerância à Lesão de Isquemia-Reperfusão em Ratos.