confiança

De onde vem a verdadeira Confiança?

A confiança não vem da mente analítica, é uma habilidade emocional

Pense comigo! Você se organiza, estuda, analisa todos os possíveis cenários. Olha os indicadores e conclui que vale a pena dar aquele passo. Dá pra ter confiança nos seus planos! Você já leu todas as valiosas dicas imagináveis dadas por todos os blogueiros e especialistas da internet – separou as melhores das tais listas de como fazer. Tem que dar certo!

Após o planejamento você parte para a execução. Realiza tudo conforme o manual. O dia do “vamos ver” está chegando e você confere aquele checklist para ter a plena certeza de que dará tudo certo. Só que um frio na barriga sobe e o peito aperta. Nesse momento você tem a plena certeza de que se der certo você vai confiar, certo? Pode ser, mas sinto te informar que essa é a falsa confiança.

Quer pensar comigo de onde vem a confiança? Continue lendo.

O que é a falsa confiança

Nós temos um limite mental que prejudica um pouco o crescimento emocional – para não dizer bastante. Temos a tendência de precisar do controle das situações para termos controle emocional e sentir confiança. Não deveria ser o contrário?

Sem querer deixamos de perceber que criamos uma relação de dependência com as situações e com tudo que podemos ver, pegar e sentir ao nosso redor.

Vou desenhar: qual o nível de certeza que você tem para a hipótese de se deslocar de um lado para o outro nesse ambiente que você está nesse momento?

Acredito que a resposta seja a certeza absoluta!

Basta mover alguns membros que você chegará ao outro lado. Você já fez isso antes e assim sabe que é possível. E mesmo que você esteja em um quadro de total dependência de movimentos, se você está lendo até aqui você sabe muito bem as condições que precisa estabelecer e de quem você precisa para chegar ao outro lado. Isso é controle do ambiente.

Esse é o mecanismo que normalmente utilizamos para sentir confiança. Você analisa o que você já fez e se limita ao projetar o que é possível e o que é impossível. Já notou que no momento que algo que era considerado impossível é realizado, várias pessoas conseguem realizar aquele mesmo feito e até mesmo ir além? Por que será que isso acontece?

A trava da ciência

Eu sou um cara apaixonado pela ciência e seus produtos, só que eu quero te convidar a pensar em algumas questões. Antes disso, quero que fique muito claro que a parte que considero como uma questão problemática da ciência não retira nem uma vírgula sequer de seu mérito e de suas constatações. Só que nós podemos ir além da ciência no que diz respeito à condução de nossos corpos enquanto hardwares que nós temos utilizando softwares um pouco mais atualizados.

A ciência depende de algo muito importante para se fazer verdade: ambientes controlados. Para que a ciência possa testar uma teoria, é necessário controlar o ambiente para que se tenha uma validação. E controlar um ambiente de uma sala fechada, para ter a certeza de que um ser humano é capaz de atravessá-la é relativamente tranquilo, não é mesmo?

É por esse mesmo motivo que as certezas da ciência vira e mexe são questionadas – o que é ótimo! É normal uma variável passar desapercebida por um cientista. Não é correto, mas normal acontecer. Da mesma maneira, é normal um cientista invadir o campo da subjetividade sem que ninguém note em um primeiro momento – são os chamados erros metodológicos. Mas mesmo em um estudo sem erros, é preciso controlar um ambiente.

Sabendo disso, não podemos controlar todas as variáveis da vida e nunca poderemos colocar todo o universo em uma mesa de experiência para testar suas variáveis por limites físicos. Acredito que isso seja algo claro para todo mundo. Mas preste atenção aí em você mesmo. Você ainda busca por ter certezas! Provavelmente você clicou e chegou até aqui por que você procura uma resposta. Você precisa de uma resposta ou simplesmente de um iPhone7! É aqui que começa o poder da inteligência emocional.

Vamos aprender com os espartanos, mesmo que a cena seja de ficção!   😀

 King Leonidas: In the end, a Spartan’s true strength is the warrior next to him. So give respect and honor to him, and it will be returned to you. First, you fight with your head… Queen Gorgo: Then you fight with your heart.

Traduzindo!
Rei Leonidas: No final, a verdadeira força de um espartano é o guerreiro ao lado dele. Portanto, dê respeito e honra a ele, e ele será devolvido a você. Em primeiro lugar, lute com sua cabeça…
Rainha Gorgo: Então depois você lute com o seu coração.

Metaforicamente falando

Inteligência emocional é viver bem sem precisar de todas as respostas. É perceber que você não tem todo o domínio das possíveis vertentes e guinadas da vida, mas mesmo assim ter a consciência de que pode fazer um bom jogo com todos os recursos que você tem. Metaforicamente falando, é viver com o coração.

Para fazer um bom jogo, primeiro você precisa jogar com sua mente, então você joga com o coração. Perguntas te guiam, mas não garantem com 100% de segurança o seu destino. Esperar por essa garantia é pagar muito caro para então começar a andar. E como ninguém faz sucesso sozinho, confie no guerreiro ao seu lado.

Você conhece alguém de sucesso que não passou tranquilamente pelas incertezas?

Em outras palavras, Inteligência emocional é a base da confiança. É saber que você tem a capacidade de se modificar, se moldar, se adaptar a situações inesperadas, inclusive com a incerteza da data de sua morte – ela não marca a data da auditoria. E para estar preparado para esse momento, você tem que estar bem consigo mesmo! Se a morte batesse em sua porta hoje você daria um sorriso ou teria medo em seu último suspiro?

Se você respondeu com um próprio sorriso, você é um forte candidato a ter excelentes resultados com um treinamento de Programação Neurolinguística (PNL) no currículo, pois sei que você já está comigo. Se você não soube responder, continue comigo. Vamos nesse caminhar, dia após dia, sem pressa para construir essas bases sólidas em cima de boas perguntas com a certeza de que não precisamos de todas as respostas. Basta confiar em seu poder de crescimento! Caso queira bater um papo para se conhecer melhor clique no botão abaixo e fique à vontade. Se você já sabe de tudo, pode fechar a janela.  😉

eu-quero

Um forte abraço.

Assinatura