Qual é o valor da felicidade?

O que vale mais? Ter uma Ferrari ou poder praticar uma corrida diária aos 90 anos de idade?

Talvez sua calculadora emocional tenha dado uma travada ao se questionar coisas do tipo: “Aos 90 anos eu nem sei se vou querer estar vivo.” ou “Mas se eu chegar aos 90 travadão de saúde vai ser ruim pra caramba!”. Por outro lado, você também pode ter pensado: “Não é todo mundo que pode ter uma Ferrari então…”

Na escola você aprendeu ou deveria ter aprendido que não se pode somar quilogramas com metros ou com qualquer outra medida diferente, isso porque são razões distintas. Pelo mesmo motivo é impossível fazer a conta acima, você sabe por que?

Preço é o que você paga, valor é o que você leva!

ferrari

Em ambas as escolhas, você tem um valor atribuído ao objeto em questão, além de um preço. Tanto para comprar a um carro esportivo top de linha ou para chegar aos 90 em ótima saúde você terá que trocar parte de seu tempo para conquistar isso. A primeira boa notícia é que você pode ter as duas coisas! A segunda notícia é que dependendo da sua hierarquia de valores, o preço daquilo que se deseja se tornará absurdo ou pífio e, ainda sim, o desembolso será o mesmo.

Quero te fazer um convite a uma reflexão. Pense em três eventos distintos que te deixam muito feliz:

  1. O primeiro deles é aquele em que você comprou algo lindo! Mmm… cheirinho de roupa nova, carro novo. Comida!!! Talvez… 😛 Um objeto que você adora comprar! Escolhido? Vamos ao próximo!
  2. O segundo momento é aquele em que você realizou uma conquista top! Pode ser passar em algum teste ou concurso, conquistar aquele emprego ou aquele amor. Show, né? (Você deve estar sorrindo nesse momento! rs…)
  3. O terceiro evento deve ser aquele cujo desembolso seja zero! Pode ser assistir a um pôr do sol, ou vislumbrar o brilho de uma lua cheia. Pode ser receber uma manifestação de carinho daquela pessoa especial, escutar aquela música perfeita ou aquela risaiada fenomenal com os amigos! Enfim, você escolhe!

Beleza! Parece que ficou bem nítido que os três momentos são de felicidades diferentes. Mas você sabe o que os três eventos têm de semelhante? Os três liberam neurotransmissores que propiciam o bem estar!

Se você parar para refletir, não há evento pior ou melhor. Todos os três são manifestações válida. Agora, você notou a real diferença?

Existe uma galera que olha para o primeiro momento e diz: “isso é fútil!! Quanta bobagem se basear em materiais para ser feliz!” É importante ficar claro aqui que todos seres vivos precisamos de materiais para um vida completa. Os primeiros materiais inclusive são para atender as necessidades fisiológicas.Desde o oxigênio (ou gás carbônico em caso de plantas), nutrientes imprescindíveis para o funcionamento do nosso corpo, até mesmo objetos que nos dê segurança. Meu chapa, se você não tiver um papel higiênico no momento certo para seguir o fluxo natural da Pirâmide de Maslow, você vai relacionar ter papel higiênico a ser uma pessoa mais feliz naquele momento. Pode acreditar! 😀

Porém existe uma galera que sabiamente olha para o terceiro momento e diz: Ok! É ótimo assistir a um pôr do sol, escutar uma música bacana, ver o brilho da lua, mas ninguém vive apenas contemplando a vida! Alguém vai comer amor? O aviso aqui é para quem parou de contemplar a vida. A contemplação é inspiração! Extremamente importante para inovar, desenvolver e se redescobrir. São en momentos assim que disparamos algumas âncoras positivas mais profundas.

Pense comigo, se não fosse assim Bill Gates só pensaria em acumular mais e mais dinheiro e bens materiais para ser feliz e não preocuparia em fazer doações de parte de sua fortuna com filantropia bilionária. Você acha mesmo que ele acumularia mais felicidade guardando tudo? Pffff…

A diferença da percepção de valor

Uma observação importante que talvez não tenha tanto impacto a todo mundo (você vai entender o que eu quero dizer): você reparou que quando falei carro esportivo top de linha não provocou o mesmo impacto do que quando disse no subtítulo a palavra Ferrari?

Quantos carros esportivos top de linha existem no mesmo preço ou até mais caros que a Ferrari? Quantos desse possuem funcionalidades, dispositivos de segurança, designs até melhores que a Ferrari ? Ok, talvez você ache o mais lindo do mundo!! Mas por que o valor parece maior?

Quando temos uma percepção de um valor muito grande, topamos pagar – se tivermos condições – um preço maior pelo que desejamos e uma coisa é fato, se você chegou até aqui é porque provavelmente na sua hierarquia de valores há alguns elementos como desenvolvimento pessoal, além de profissional, bem estar familiar, saúde financeira, entre outros elementos que dispensam qualquer tipo de ostentação.

atitude

Então o que realmente importa?

Se você já conhece ou teve o trabalho de abrir o link da Pirâmide de Maslow (não é a dos níveis neurológicos), você deve ter percebido que lá em cima está a REALIZAÇÃO PESSOAL! A pirâmide é dinâmica e sugere que se um nível inferior não estiver satisfeito, você não se preocupará com o nível superior. E é aqui que mora aquele momento que escolhemos no item 2 (dois) da nossa lista!

Esse momento mágico, que não é nem melhor, nem pior do que os outros dois, é o momento onde VOCÊ pode ser mais. É o ato de realizar que nos faz ser quem somos. É realizando que temos a oportunidade de comprar objetos que satisfazem nossos primeiros dois primeiros níveis dessa pirâmide e só então temos a oportunidade de parar para contemplar aquele pôr do sol com paz de espírito, viver intensamente suas amizades e amores, além de viver intensamente consigo mesmo – o terceiro e quarto nível da Pirâmide de Maslow.

Portanto, independente de quanto custa algo que se queira, é do valor que você deve ir atrás! É ajustando os valores em sua vida que você conseguirá ir mais longe e atingir o quinto nível dessa pirâmide. A palavra chave é: ATITUDE!

Afinal você não nasce uma lenda, você se torna uma! 😉

Aproveitem o fim de semana!

Assinatura2

 

 

 


ATENÇÃO: Às vezes precisamos de ajuda para superar nossas metas de uma maneira mais rápida. Como o conhecimento é um dos valores que estão no topo da minha hierarquia de valor, eu invisto nas ferramentas que adquiro com muito bom grado. Além da minha formação em PNL, estou me certificando internacionalmente como Coach. Sendo assim, abrirei pouquíssimas vagas on-line e por tempo LIMITADO com Preço Promocional para quem está cadastrado na Lista VIP. Então corra e se cadastre para receber as informações!